História

O Povoado Geminiano, foi elevado à categoria de município com a denominação de Geminiano, em 1994, desmembrado de Picos, pela Lei Estadual n°4680, de 26 de janeiro de 1994. Constituído o distrito sede. Instalado oficialmente em 01 de janeiro de 1997. Teve como primeiro Prefeito Júlio de Moura Leal o qual participou de toda a estrutura organizacional do município. Aquele que nasce em Geminiano (PI) é geminianense.

O município de Geminiano localiza-se na região Centro-Sul do Piauí, a 345km da Capital Teresina, nos baixões agrícolas da macrorregião de Picos. É cortado pelas BR's 407 e 020, bem como pela PI 245. Abrange uma área total de 440,606 km² segundo os dados de 2021 do IBGE. Limita-se ao norte com os municípios de Picos e Santo Antônio de Lisboa, ao sul com Itainópolis e Jaicós; a Leste com Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos e Jaicós e a Oeste com Picos. Apresenta uma temperatura variada entre a mínima de 22ºC e a máxima de 35ºC, bem como uma altitude sede aproximadamente 230m acima do nível do mar. A região apresenta uma parte plana e outra acidentada com poucos riachos, sendo o mais importante o Riacho Santo Antônio (jatobá). Seu solo é constituído de partes argilosas e, principalmente, arenoso. Sua vegetação é arbustiva e rala com pequenas árvores.

A economia do município tem como destaque a agricultura familiar, são cultivados os seguintes produtos: feijão, milho, mandioca, castanha de caju e mel de abelha. O município está na região do semiárido. Sua população estimada de acordo com os dados do IBGE de 2021 é de 5.477 habitantes e possui um PIB de R$ 42.708.118,00. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,561 e a taxa de escolarização (de 6 a 14 anos) estava em 97% em 2010, segundo o IBGE.

As tradições culturais e o lazer são manifestadas nas festas juninas, festa da padroeira – Nossa Senhora Aparecida-, reisado, rodas de São Gonçalo, forró, repentistas, festa da Independência do Brasil, por ocasião do desfile Cívico de 7 de setembro.

Suas principais localidades são: Assentamento Ambrósio, Agrovila, Assentamento Barreiros, Assentamento União, Povoado Baixio da Cacimbinha, Baixio de Geminiano, Cacimbinha (Povoado Veríssimo), Centro, Povoado Cândido Borges, Exú, Muquém, Povoado Milhans, Samambaia dos Marques, Serra Branca, Uberlândia e Grossos.

Prefeito Municipal : Erculano Edimilson de Carvalho

Partido : PP

Vice-Prefeito: Vilmar de Sá Carvalho (Maninho da Coca)

Gestão: 2021 - 2024