História

O Povoado Geminiano, Elevado à categoria de município com a denominação de Geminiano, em 1994, desmembrado de Picos, pela Lei Estadual n°4680, de 26 de janeiro de 1994. Constituído o distrito sede. Instalado oficialmente em 01 de janeiro de 1997.

O município de Geminiano localiza-se na região Centro-Sul do Piauí, a 345km da Capital Teresina, nos baixões agrícolas da macro-região de Picos. Abrange uma área de 471,57 m². Limita-se ao norte com os municípios de Picos e Santo Antônio de Lisboa, ao sul com Itainópolis e Jaicós; a Leste com Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos e Jaicós e a Oeste com Picos. Apresenta uma temperatura variada entre a mínima de 22ºC e a máxima de 35ºC, bem como uma altitude sede aproximadamente 230m acima do nível do mar. A região apresenta uma parte plana e outra acidentada com poucos riachos, sendo o mais importante o Riacho Santo Antônio (jatobá). Seu solo é constituído de partes argilosas e, principalmente, arenoso. Sua vegetação é arbustiva e rala com pequenas árvores.

A economia do município é basicamente agricultura familiar, são cultivados os seguintes produtos: feijão, milho, mandioca, castanha de caju e mel de abelha. O município está na região do semi-árido, fato que dificulta a lavoura, as chuvas escassas. Com isso, gera uma população flutuante. O agricultor planta a semente, cuida da plantação, espera pela chuva e, geralmente demora muito ou às vezes nem vem. Quando passa o período do inverno esperado, nos meses de dezembro a março, o lavrador é obrigado a deixar o roçado e sair pelos grandes centros para procurar serviço. Quase não há opção de trabalho, não existe fábrica, nenhum tipo de comércio grande que possa gerar emprego.

As tradições culturais e o lazer são manifestações nas festas juninas, festa da padroeira – Nossa Senhora Aparecida, reisado, rodas de São Gonçalo, forró, repentistas, festa da Independência do Brasil, por ocasião do desfile Cívico de 7 de setembro.

Prefeito Municipal : Jânio Jader de Sousa Borges

Partido : PSD