SJ LifeMag - шаблон joomla Новости
Educação |#5cd622

Educação |#5cd622 (20)

Os alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Geminiano que se destacaram em uma gincana educativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação ganharam nesta manhã de terça-feira, 11 de dezembro, um momento de confraternização.

Uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante foi oferecido aos mais de 100 alunos que estiveram presentes no Picos Plaza Shopping. Além de toda despesa durante a visita no shopping, também foi assegurado o transporte de todos os alunos para o local da confraternização.

A gincana foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro com a participação de todos os alunos do Fundamental II e do EJA, onde os membros das equipes que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar na disputa ganharam o direito de participar da sessão de cinema.

“Estamos com mais de 100 alunos, onde teve uma gincana educativa, a qual valeu a última nota do ano. Durante a competição os alunos realizaram trabalhos voltados para o tema da gincana que foi ‘A vida tem a cor que você pinta’, além de atividades socioeducativas”, destacou o coordenador de ensino do município, Railton Pinheiro.

Railton Pinheiro, coordenador

A secretária de educação de Geminiano, Érica Carvalho, também acompanhou os alunos. “Quero agradecer a parceria com o prefeito Erculano, que não pôde estar presente, mas é um grande colaborador e incentivadora destes projetos”, finalizou.

Secretária Érica acompanhou todo momento

Professores também estiveram presentes

A Secretaria Municipal de Educação de Geminiano-PI, através da Secretária Érica Carvalho, realizou nesta quarta-feira a Jornada Pedagógica 2018.2, que trouxe como tema: Educar é mostrar a vida a quem ainda não viu.

Participou do momento os Professores da rede municipal de ensino de todas as modalidades, educação infantil, ensino fundamental I e II e EJA.

A Psicóloga Rogeania Alves conduziu a palestra e logo em seguida uma oficina dirigida, fazendo os Professores refletirem sobre o tema proposto.

Em seguida, o intervalo para o almoço oferecido pela Secretaria de Educação. Logo após, teve início o segundo momento sobre a BNCC, Mais Alfabetização, evento do 7 de setembro e o planejamento mensal referente a Agosto.

A Secretaria Municipal de Educação de Geminiano-PI, através da Secretária Érica Carvalho, inicia o desenvolvimento e apoio ao Projeto HORTA ESCOLAR, idealizado pela nutricionista do município, Helionildes Bizerra, juntamente com a equipe pedagógica, professores, alunos e demais funcionários das unidades escolares.

Hoje, a visita do momento educativo/informativo ficou por conta dos alunos da Escola Infantil Tia Rosa, que com muito dinamismo participaram do cultivo e da plantação de novas mudas para abrilhantar ainda mais o espaço das Unidades Escolares.

Com participação ativa dos profissionais e dos alunos, o Projeto Horta Escolar visa alcançar todas as escolas da rede municipal, trazendo alimentos saudáveis, cores, harmonia e vida para esse ambiente de aprendizagem.

A Secretaria de educação de Geminiano, realizou nesta quinta-feira (24), em escolas municipais, um teste de aceitabilidade da merenda escolar com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos sobre o cardápio ofertado.

Participaram da realização do teste a Secretária de Educação, Érica Carvalho, a diretora das escolas, Maria Elisete e a nutricionista que atua no município, Drª. Helionildes Bezerra, que coordenou a aplicação.

A Secretária de Educação, Érica Carvalho, explicou o objetivo da realização do teste. “Estão sendo introduzidos novos alimentos como pão, iogurte e sucos diversos de frutas no cardápio escolar, então, estivemos nas escolas realizando o teste para ver o nível de aceitabilidade das crianças à merenda oferecida e aos novos itens que estão sendo introduzidos. A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado e nosso objetivo é melhorar cada vez mais o fornecimento da alimentação escolar. ” explicou a gestora.

A nutricionista Helionildes Bezerra, disse que o teste é realizado constantemente com intuito de obter segurança com relação ao cardápio oferecido aos alunos. “Estamos fazendo o teste em relação aos alimentos já oferecidos e também a produtos novos que estamos inserindo nesse semestre. O teste é sempre realizado para que possamos ter uma maior segurança com relação ao que estamos oferecendo aos alunos, que seja de acordo com o que eles aceitam” disse.

De acordo com ela, está sendo observado também a recusa dos alunos a alimentos saudáveis, que são necessários para a qualidade da alimentação oferecida. “Estamos observando também os pontos críticos, a não aceitação de alimentos saudáveis. Diante disso, se faz necessário a reeducação alimentar, um incentivo e motivação maior através da educação alimentar, não somente pela oferta, mas também pelo estímulo ao consumo, por ser saudável para eles” explicou.

O objetivo é que até o final do semestre o teste seja realizado em todas as escolas, para que seja obtida uma amostra de mais de 50% dos alunos investigados, para garantir uma quantidade segura de dados para o planejamento  dos próximos cardápios.

De acordo com a nutricionista, o teste está tendo um resultado positivo. “Estamos muito felizes porque os cardápios estão tendo uma boa aceitação, mesmo antes de ser feita a tabulação geral. A maioria está avaliando como “Bom e ótimo” e no item que pede o alimento que eles mais gostam, as crianças querem colocar mais de um e quando se pergunta os alimentos que não gostam, normalmente, eles dizem que gostam de tudo. A aceitabilidade está sendo muito boa e isso é gratificante para nós e nos deixa tranquilos com relação ao trabalho que vem sendo feito com a variedade dos cardápios oferecidos a cada mês” finalizou.

Preocupados com o bem estar dos profissionais do magistério, a Secretaria Municipal de Educação de Geminiano, na pessoa da secretária Érica Carvalho, em parceria com o CEREST (Centro Estadual de Referência a Saúde do Trabalhador), representada pela DRA Helionildes Bezerra, nutricionista e responsável pela Alimentação Escolar do nosso município, decidimos fazer esse  momento de informação e alerta aos professores da Rede Municipal de Ensino.

A Secretaria Municipal de Educação de Geminiano-PI, em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveu no último dia 04 de abril, na Unidade Escolar Joaquim Antonio de Araújo, a comemoração do dia da merendeira e zeladora. Foram homenageadas mais de 30 profissionais lotadas  na referida secretaria, sendo um momento de retrospectivas, reflexões e homenagens.

Foram desenvolvidas dinâmicas e apresentado vídeos, além da entrega do fardamento e das lembranças.

O evento foi coordenado pela Nutricionista da SME, Helionildes Bizerra, e a equipe pedagógica.

Aproveitando o ensejo, foi reafirmado o compromisso da secretaria de educação para com todos os profissionais que formam a pasta, pontuando a importância singular de cada um.

O futuro começa agora!

A Secretaria Municipal de Educação de Geminiano-PI, promoveu no dia 28 de fevereiro de 2018, um encontro de capacitação com a Equipe Bem Estar das escolas municipais, formada pelas zeladoras e merendeiras. 

O momento foi de grande reflexão e autoavaliação. Foram desenvolvidos atividades onde as participantes expressaram os pontos negativos e positivos dos trabalhos desenvolvidos no ano de 2017, e expuseram e apresentaram metas para melhorar em 2018.

A capacitação técnica e motivacional foi ministrada pela Nutricionista do município, Helionildes Bezerra, que pontuou a importância do trabalho em equipe e a singularidade de cada um.

Foram entregues lembrancinhas, sorteados brindes, motivando todos para iniciar o ano letivo de 2018 renovadas e capacitadas para desenvolver suas atividades.

Os alunos da rede municipal de ensino de Geminiano, nas modalidades Ensino Fundamental II regular e EJA, participaram de uma manhã bastante animada nesta sexta-feira, 08 de dezembro, ocasião em que visitaram o Picos Plaza Shopping e assistiram um filme no cinema (Multicine). Acompanhavam os alunos o prefeito Erculano Carvalho, a secretária municipal de educação, Erica Carvalho; o coordenador geral de ensino, Railton Pinheiro e professores.

Os alunos foram selecionados através de um projeto que foi elaborado pelo coordenador Railton Pinheiro, no mês de agosto deste ano. Todos os meses os professores avaliavam as turmas, onde cada professor ficava com uma turma e recebia 40 estrelas, as mesmas eram uma pontuação divididos em 4 critérios: Comportamento, Participação, Frequência e Nota. Cada critério era avaliado de 1 a 10 estrelas, sendo que ao fim estas eram somadas e a pontuação exposta.

No final do semestre as turmas destaque ganharam o prêmio de uma sessão cinema em 3D no Multicine, no Picos Plaza Shopping, com direito a entrada mais o combo (pipoca e refrigerante).

A secretaria de Educação Erica Carvalho elencou a importância do incentivo ao estudo e à participação ativa do alunado em sala de aula, bem como a cultura: "esse projeto veio somar o incentivo a uma competição saudável que só traz crescimento pessoal e educacional na vida dos nossos estudantes", disse.

Já o prefeito, Erculano Carvalho, ressaltou que o momento vivido com os alunos no shopping foi bastante emocionante, pois percebeu a alegria que cada um ficou ao conhecer o lugar e assistir um filme no cinema. Muito gratificante este momento para eles e para nós”.

O gestor finalizou dizendo estar feliz com as ações desenvolvidas durante este primeiro ano de mandato e aproveitou para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz e prosperidade para toda população de Geminiano.

"Em 2018, este projeto será reformulado e atingirá outras modalidades de ensino e uma nova metodologia”, finalizou o Coordenador Geral de Ensino, Railton Pinheiro.

Confraternização realizada pela Secretaria de Educação de Geminiano, com os alunos que estão finalizando o Ensino Fundamental na modalidade EJA, o momento foi realizado na praça de alimentação do @shoppingpicosplaza, mensagens e dinâmicas foram desenvolvidas com os alunos. Participaram do momento, além dos alunos, a Secretária Municipal de Educação, Erica Carvalho, o Coordenador Geral de Ensino, Railton Pinheiro, o professor Paulo Marques e as professoras Maria de Lourdes, Claudeci, Renata e Heleni. Diversão e entretenimento garantidos!

Página 1 de 2

Sobre nós

A Prefeitura Municipal de Geminiano é o centro da administração pública municipal localizado na Av. Nossa Senhora Aparecida 203, Centro. CEP 64.613-000 - Geminiano Piauí

Parceiros